domingo, 18 de março de 2012

Vale dos Vinhedos/Viaduto 13




Com convite da Santa Ciclismo e do amigo Giovane Faccin, o grupo de ciclistas de Vênâncio Aires, Pedal Trilheiro, participou do passeio do Vale dos Vinhedos/Viaduto 13, realizado no dia 18 de março.

Foi a oportunidade certa para colocarmos a prova a estrutura que, acoplada ao “possante” carretão de duas rodas e um estepe, do pedal Alex, proporcionou uma viagem tranquila e segura para as bikes. Com capacidade para 13 bicicletas, suportou bem os solavancos da viagem e mostrou que os Pedais estão prontos para mais aventuras.


Após um ótimo café da manhã, servido em um Hotel no centro de Bento Gonçalves, partimos todos, quase 60 ciclistas, sendo 12 pedais trilheiros, em direção ao Vale dos Vinhedos. Lógico que não podíamos deixar de ver a tradicional Maria Fumaça e nem de dar uma volta pelas ruas da cidade.

Ingressamos na rota do Vale dos Vinhedos. O tempo colaborou e o sol iluminou os ciclistas durante todo o trajeto. Em alguns pontos foi cruel, devido a sua força. Passamos por diversas localidades até chegarmos às margens do Rio Taquari. Este nos guiou até o município de Muçum, a Princesa das Pontes.

Depois de um almoço reforçado, encaramos mais uma trilha até o Viaduto 13.

Sustentando a Ferrovia do Trigo, o Viaduto 13 tem esse nome por ser o 13º de uma sequencia de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum. Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial. Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário