domingo, 11 de março de 2012

Pedal da Tempestade Solar



Tempestades solares lançam ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando pelo espaço em direção à Terra com uma velocidade de 8 milhões de km/h. Estas ondas podem afetar as comunicações por rádio em latitudes mais altas, redes de energia, e podem fazer com que a rota de alguns voos polares tenham que ser alteradas. 

Alheios a isso, os Pedais Trilheiros, empapuçados de protetor solar, encararam 70km de pedalada no último dia 10 de março.

Os seis pedais saíram do centro de Venâncio Aires por volta das 14h30min. O calor era tanto que sempre que surgia uma sombra, essa era disputada. As mochilas de hidratação não foram suficientes para abrandar a terrível sede dos doidos de causa. Até o quilômetro 20 da empreitada era um sobe e desce com muito cascalho solto. Houve quem foi flagrado de língua de fora mais de uma vez.

As horas passavam e o calor não diminuía, a radiação atravessava as roupas. Finalmente a primeira parada oficial. Uma extensão do Rio Taquari que, entranhada várzea adentro, proporcionou um conforto aos corpos molestados pelo calor. Um banho salvador!

Quilômetros depois, já às margens do Taquari, a visão e o som das águas do Rio descendo a barragem em Bom Retiro do Sul deram um toque especial, contrastando com o tom alaranjado do Sol. Outra parada foi no Camping da Cascalheira, que faz jus ao nome que tem. 

Após mais um banho de Rio e com as mochilas reabastecidas, os pedais seguiram no trajeto rumo a Mariante. De lá, asfalto até Venâncio. Uma grande pedalada que serviu de treino para o pedal do Vale dos Vinhedos, no próximo dia 18 de março.








Nenhum comentário:

Postar um comentário