Mais uma Expedição do Pedal Trilheiro, desta vez foram 112 quilômetros de ida e volta, do centro de Venâncio até a localidade de Dourados, município de Vale Verde, às margens do Rio Jacuí.
Na saída, próximo ao Parque do Chimarrão, fomos recebidos por uma forte neblina que nos acompanhou boa parte do trajeto. O pó da estrada em Linha Estrela grudou nas bikes e pernas molhadas pela umidade. Na cidade de Vale Verde fomos recepcionados por ciclistas daquele município e de General Câmara que nos acompanharam nesta expedição.
Lá pelo quilômetro 49 pegamos um pequeno desvio de rota para conhecermos o tal do “Buraco Fundo”, uma erosão que chama atenção pelo tamanho e profundidade, realmente impressionante.
Às margens do Jacuí fomos bem recepcionados pelo anfitrião do local, o simpático e alegre Sr. José Carlos Haas. Ali pudemos saborear um belo churrasco, além de espantar o calor de mais de 30 graus nas águas mornas do rio.
Às 15 horas vestimos os capacetes e retomamos o caminho de volta. Visitamos as ruínas de uma antiga casa do tempo da colonização portuguesa, abandonada e entregue ao tempo, verdadeiro exemplo do desinteresse do poder público pela preservação da história do país e, finalmente, passamos aos pés do Cerro do Itacolomy, em Passo do Sobrado. O Sol forte aos poucos foi dando espaço para um tempo cinza que logo virou chuva. Assim, por volta das 19h45min, chegamos a Venâncio Aires.
Mais que pedalar, esta expedição proporcionou a todos a oportunidade de conhecermos lugares e pessoas maravilhosas que estão bem próximas de nós.
Obrigado especial aos Pedais Trilheiros que prestigiaram com sua presença este pedal, aos ciclistas de Vale Verde e General Câmara que nos acompanharam e a todos, de modo geral, que participaram de mais esta aventura do Pedal Trilheiro.