segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Barragens


Tempo limpo, céu azul, sol destacando as diversas tonalidades do verde dos campos e matas, tudo isso seria perfeito. Realmente, mas não seria Pedal Trilheiro.

O destino quis que, justo o dia 16 de setembro, dia que realizamos o Pedal das Barragens, fosse o dia que mais choveu na face da terra. Foram, certamente, 5 bilhões de milímetros por gota. Uma chuva que exigiu em dobro dos ciclistas que participaram deste pedal.

As Barragens
No quilômetro zero de nosso percurso estava a Barragem de Amarópolis, município de General Câmara. Sua construção teve início no ano de 1971 e final em 1974. Está sobre o Rio Jacuí, ladeada em suas margens pelos municípios de General Câmara e Butiá. Serve para controlar a vazão das águas do Jacuí, bem como facilitar a navegação através de sua eclusa.



Esperando por nós, no final do trajeto, estava a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, na Região do Vale do Taquari. Sua construção teve início em 1958 até 1962, ficando paralizada durante oito anos. A retomada das obras foi em 1970 e sua conclusão em novembro de 1976.

O Trajeto
Saindo da Barragem em Santo Amaro do Sul, seguimos por uma trilha de aproximadamente 13 quilômetros. Depois passamos pelas cidades de General Câmara, São Jerônimo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Bom Retiro do Sul.



A poucos quilômetros de Santo Amaro, aguardando por nós, estavam os ciclistas da região Carbonífera Rodrigo Moreira e John Max Baumhardt. Verdadeiros heróis. O tempo fechado não foi suficiente para que ambos deixassem de proporcionar ao grupo Pedal Trilheiro uma das trilhas mais emocionantes e fantástica que já realizamos, considerando sua extensão. Ao final de cada descida ou curva era uma surpresa diferente. Vários córregos no caminho e muita adrenalina devido ao piso escorregadio. Foi muito Show.

Outros pontos do trajeto merecem ser destacados. A Travessia da Ponte entre os municípios de General Câmara e São Jerônimo. A Travessia pela balsa entre São Jerônimo e Triunfo.



Dois pontos foram de grande dificuldade. O primeiro foi entre a localidade de Barreto e o município de Taquari. Haviam árvores caídas, inclusive bloqueando a estrada, e terreno com muito barro e vento contra, dificultavam o pedal, principalmente nas retomadas após as descidas. O segundo ponto foi nos quilômetros finais. Passando a ponte de Mariante, em direção a Bom Retiro do Sul. Uma estrada abandonada, a chuva insessante e o cansaço foram cruciais para tornar este o ponto mais difícil de todo o trajeto.



Simpatia e ótima comida
Se você é ciclista, pratica algum esporte, ou simplesmente estiver passando pelo município de Triunfo, o lugar certo para seu almoço é no Restaurante da Érica. Fomos super bem atendidos pela proprietária, Dona Marli, que com sua simpatia recepcionou nosso faminto e ensopado grupo. Ótima comida. O restaurante está localizado na Rua 25 de Outubro, 395, no centro da cidade de Triunfo. Vale a Pena.

Agradecimentos
A todos que pedalaram e mostraram muito espírito de grupo. Àqueles que mesmo com poucas ou nenhuma hora de sono, se fizeram presentes. Aos guias,  Dona Marli, ao sempre paciente e prestativo motorista, ao grande ciclista e fotógrafo Roque Haas, ao Sr. Ademir Lemos, que se dispos a dirigir um dos veículos de apoio, enfim, a todos que pedalaram até onde seu limite permitiu e dedicamos uma Medalha Virtual aos que finalizaram o percurso desafiando seus próprios limites, devido as circunstâncias.

Participaram do Pedal das Barragens:
Cássio Aldair de Souza
Célio Belger (Tio Célio)
Claudia Lourenço da Luz
Eder Aloizio da Rosa
Fabiano Dettenborn
Glênio Schlosser
John Max Baumhardt (Convidado)
Laércio Luis Haas
Luis Fernando Schmitz
Marciano José Garcia
Rodrigo Moreira (Convidado)
Samuel de Bittencourt
Vantuir Leandro Barbian

Finalizaram o Trajeto:
Alex Nicolau Nicolini
André Soares Maciel
Carlos Roberto da Costa Maldaner (Mano)
Fábio André Lermen
Fernando Reckziegel
Jose Felippe Henn
Paulo Roberto Barden
Roque Haas
Sérgio Alexsandro da Trindade de Oliveira
Volnei Uhry dos Santos
Yagho Lyonel Rosa Silva

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pedal da Independência


Em homenagem ao dia mais importante do País, subimos o Monte Belo e gritamos "Independência ou Morte!"


 

 

sábado, 1 de setembro de 2012

In Natura


Pedalamos 65km como preparação para o Pedal das Barragens. O Trajeto escolhido foi bem puxado, exigindo muito dos ciclistas. Saudações a todos que participaram, estava muito show! Sábado que vem tem mais.

 
  

.