quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vaca louca


O “Mano” se puxou mesclando trilhas conhecidas com trechos novos, proporcionando à galera um “baita” pedal no feriado de 30 de maio. Dezoito ciclistas compareceram e o tempo, apesar da chuva no dia anterior, não atrapalhou.

O pedal se desenrolou bem, apesar do meu desgaste que atribuo ao fato de ter almoçado e saído para pedalar. Deduzo que o corpo velho não sabia se liberava energia para as pernas ou para o estômago. Desculpas a parte, sofri mais que se tivesse pedalado 130 quilômetros, felizmente haviam as paradas para as bergamotas.

Entre os trechos novos desencavados pelo louco por trilhas, por duas vezes passamos por locais onde a boiada estava pastando. Talvez pelo fato de haver bezerros junto a eles, a “vacaiada” estava doida. A galera tentava desviar, mas a bicharada vinha pra cima. Alguns arriscavam passar pelo meio do rebanho, rezando para não levar um encontrão de um bicho mais bravo. No fim deu tudo certo e foi só mais um motivo de risadas para a galera.



domingo, 26 de maio de 2013

1º Noturnão Pedal Trilheiro


No sábado, 25, realizamos com sucesso o “1º Noturnão Pedal Trilheiro”. A saída oficial foi de frente da Igreja Matriz de Venâncio Aires e contamos com a ilustre presença de 21 ciclistas. A temperatura colaborou, principalmente nas primeiras horas e a Lua então, nem se fala, majestosa e imponente, foi nossa 22ª companheira durante todo o percurso.



No trajeto de mais de 104 quilômetros efetuamos três paradas estratégicas para repor as forças e fazer aquele “mix”, em Mariante, no distrito de Boqueirão (General Câmara) e em Vale Verde. Nos últimos 25 quilômetros fomos recepcionados por uma forte neblina, tão densa que a luz da bike formava uma sombra do ciclista da frente na névoa, uma verdadeira parede.



Nestas sete horas de pedal pudemos contar com a presença da família Papaventura, Valmir, Rose e Larissa esta última com fôlego e determinação de tirar o chapéu, além do casal Maciel e Priscila. Obrigado pela presença.

Agradecimento ao Fernando da Arly Bikes por abrir a loja para a concentração da galera e finalizo saudando todos os Pedais Trilheiros que participaram, vocês são o motivo pelo qual organizamos estas loucuras ciclísticas, valeu!




domingo, 19 de maio de 2013

Passeio 122 anos de Venâncio Aires



Participamos no domingo, 19, da programação dos 122 anos do município de Venâncio Aires, através do passeio ciclístico organizado pela Secretaria municipal da Cultura, Esportes e Turismo. O passeio iniciou na esquina das Ruas Osvaldo Aranha com a Conde D’eu e retornou ao mesmo local passando pelo Acesso Grão-Pará, no monumento do Imigrante.


O tempo não colaborou e provavelmente foi o que afastou muitos dos ciclistas. Agradeço aos Pedais Trilheiros e seus familiares e amigos que puderam comparecer e destacar o nome do grupo, valeu!

domingo, 12 de maio de 2013

Susto na vaca


Saímos da Arly Bikes em direção ao Parque do Chimarrão, logo pegamos o caminho para a Unisc, guinando para os lados do Palanque. Foi ali, em um trecho deveras pacato, que uma vaca levou o maior “cagaço” da vida. Um terneiro, provavelmente rebento dela, virou em perna mato a fora.

Estávamos em um pequeno declive no estradão, ao longe vi aquela vaca “fissurada”, encarando os ciclistas que iam passando, nem se mexia. Observei o ruminante e pensei: Imagina se esse bicho se assusta e se joga em cima de nós. Justamente quando passava do lado da “dita” estourou o pneu traseiro da minha bike causando o maior barulho e levantando muita poeira. A vaca desapareceu.

Após consertarmos o pneu tocamos em frente enfrentando um forte calor, principalmente entre os quilômetros 15 e 22. Depois rolou berga e laranja, como de costume. Valeu subir Marechal Floriano e curtir a vista lá de cima. Tudo muito tranquilo, ótimo pedal.


domingo, 5 de maio de 2013

Country Clube



No sábado (04/05), realizamos mais um PTO. Nos dirigimos por estradas alternativas à RS 287 até o Country Clube em Santa Cruz do Sul. O trajeto previa 65 km porém, mais uma vez o Endomondo ou o "navegador" que o controla nos traiu, e andamos uns 10 km a mais, já estamos acostumados. 


Na localidade de Linha Nova, em Santa Cruz do Sul, nos chamou atenção a Pousada e Camping de Linha Nova, muito bem estrutura, por onde pudemos dar uma volta com as bikes e conhecer o local.

Saudações ao casal Papaventura Valmir e Rose que nos acompanharam nesta pedalada. Até mais.




quarta-feira, 1 de maio de 2013

2ª Trilha Açoriana


No feriado do Dia do Trabalho participamos juntamente com ciclistas de Charqueadas, São Jerônimo e Vale Verde da 2ª Trilha Açoriana, organizada pelo grupo de ciclistas do Município de General Câmara.



Partimos do Largo da Rodoviária no centro da sede do município, indo via asfalto até o distrito de Santo Amaro do Sul. Lá, fomos gentilmente recepcionados pelo Sr. Helton Barreto que, com um saboroso lanche, serviu os 38 ciclistas participantes desta aventura. Enquanto degustávamos, podíamos apreciar a arquitetura da pequena e aconchegante Vila, com suas casas e Igreja Matriz rodeando a enorme praça central com suas figueiras, tipicamente açoriano.



Seguimos até a Barragem de Amarópolis, majestosa, deixando esvair entre seus dedos as águas do velho Jacuí. Após, retornamos para a cidade de General Câmara através das empolgantes trilhas que já havíamos feito anteriormente, com muita chuva, no pedal das Barragens.



Foram 41 quilômetros de um ótimo pedal. Agradecemos o convite dos ciclistas de General Câmara, principalmente aos “Rodrigo´s”, Moreira e Sehn, ao incansável e companheiro Geraldo, “O Presidente”.  Saudações ao nosso “motora” Gabriel e principalmente a todos os Pedais Trilheiros que mais uma vez mostraram muita garra e força, valeu e até a próxima.



Sobe e desce


Iniciamos o pedal do sábado (27/04) com um lindo sol que, junto à falta de vento, não se mostrou tão amigo, castigando os trilheiros. À medida que o tempo amenizava, o trajeto se tornou um desafio devido às muitas subidas de estrada de chão, dando um sentido diferente ao pedal de nível “três”.

Contamos com a experiência e mapeamento dos pés de bergamota do nosso amigo Ronaldo, fazendo paradas estratégicas e descansando ao mesmo tempo em que comíamos algumas frutas.

Apenas duas paradas para arrumar as bikes foram necessárias. Após alguns retornos por erros de leitura do GPS, chegamos à Linha Brasil, onde pudemos aproveitar um pouco de todo esforço realizado e descer até chegarmos à Linha Sapé. 

Retornamos por Linha Tangerinas, concluindo os quase 52 km do dia, pouco antes das 18h.

Por João Maciel

Clique aqui e veja as fotos